SONETOS DO SOL E DA LUA

Por Joaquim A. Rocha 


desenho de Rui Nunes


// continuação...


DESILUSÃO

 

Fui à lusa capital manhã fria,

Em busca dum certo e caro amigo;

Encontrei tanta gente sem-abrigo,

Vivendo em pura melancolia.

 

Custou-me a acreditar no que via:

Lisboa era a sede do mendigo,

Padecendo quiçá duro castigo

De crime que eu cometera um dia.

 

Voltei de lá triste, tão desolado,

Jurando nunca mais ali voltar;

Àquela cidade do velho fado...

 

De belas mouras por desencantar.

Pisando um trilho amaldiçoado,

D’onde o sol foge e não há luar.


desenho de Rui Nunes
  


PRESO POLÍTICO

 

 Ai, quando eu dormia naquela cama,

Cheia de pulgas, mil e cem piolhos,

Ausência de luz ferindo meus olhos,

Lençóis, outrora brancos, eram lama!

 

      - «Pior passou o tal Vasco da Gama,

Lavrando os mares em grandes trolhos,

Na cabeça pensamentos zarolhos,

Em busca de outras terras e da fama

 

Mas eu, pobre de mim, sem rota ou trilho,

Fiquei submerso na escuridão;

Sem grandeza, sem voz, sem qualquer brilho.

 

        «... Perdido na miséria e podridão.

Como animal, um simples rafeiro,

Sofreste dia-a-dia, o tempo inteiro

 

 // continua...

 

Comentários

Mensagens populares