POEMAS DO VENTO

Por Jar




 

O ROBÔ

 

Devido à inevitável velhice,

Comprei um robô aspirador,

Tratei-o com imensa meiguice

Mas o gajo é um fingidor.

 

Eu, ingénuo, de peito aberto,

Falando-lhe como a humano…

Dando-lhe o nome de Roberto,

Vestindo-o à magano.

 

Come que nem elefante,

Engordou mais de dez quilos;

Bebe como camelo gigante,

Consome mais que dez c’artilhos!

 

Trabalhar não é com sua senhoria,

Só quer viver na borga, brincadeira;

Diz-me que trabalhe a Maria,

A quem chamavam outrora sopeira. 

 

Já pensei encerrá-lo na garagem,

No velho sótão, ou no terraço;

Mas o tipo, herói da sacanagem,

Quebra a corrente ou baraço.

 

Vou enviá-lo para um canil,

Para viver com cães rafeiros;

Diz-me que prefere um covil,

Cheio de soldados besteiros.

 

Saiu-me um grande patifório,

Este robô sonolento;

Deita-se no sofá do escritório,

Como se fora um portento!

 

Dizem que foi feito na China,

Ou quem sabe, na velha Pérsia;

 Para mim isto é pantomina,

O resplendor da inércia!

 

Acorda-me às três da manhã,

Diz que quer fazer chichi;

Rosna, tem olhos de rã,

Num quase corpo de Kiwi.

 

Ralho com ele, chamo-lhe patife,

Digo-lhe que é extraterrestre;

Não liga, manda-me para o esquife,

 Chama-me estátua pedestre.

 

Já não sei o que fazer da criatura:

Se doá-lo a uma grande instituição,

Ou transformá-lo em ferradura,

Passeá-lo na rua como a um cão.

 

Apesar de todo o mal que lhe quero

Custa-me deixá-lo partir;

Irei tomar uma decisão, assim o espero,

Um dia vou-me certamente decidir.

 

Se ele melhorar o seu trabalho,

Se me limpar a casa com rigor,

Nunca mais o enxovalho,

Jamais lhe causarei sofrimento e dor.

 

Roberto, ouve bem o que te digo:

Trabalha com afinco e jeito,

A fim de seres um bom amigo,

Para eu não te faltar ao respeito.

 

Toma banho na banheira

Usa depois o meu perfume

Deixa a louca borracheira

Não vivas no ódio e azedume.

 

Limpar a casa com jeitinho,

É a tua obrigação;

 Abandona a droga, o vinho,

Porta-te como um bom cidadão.











Comentários

Mensagens populares