QUADRAS AO DEUS DARÁ


Por Joaquim A. Rocha 



// continuação...


11

 

Sou como o moribundo,

Luto por sobreviver;

Sou como um vagabundo,

Deambulo até morrer.

 

12

 

Por que olhas para os céus,

Como a implorar perdão;

Olha antes para o chão,

Onde o homem é um deus.

 

13

 

Há sempre quem nos inveje,

Neste mundo mafarrico;

Sejamos carne ou peixe,

Sejamos pobre ou rico.

 

14

 

Todos somos maniqueus,

Crentes ao fim-e-ao-cabo;

Cremos no eterno Zeus,

Seja grego ou eslavo.

 

15

 

Eu sou um homem esperto,

Sei tudo sem aprender;

Sou camelo no deserto,

Mato a sede sem beber.

 

16

 

Quando ao longe eu te vejo,

Pareces-me coisa bela;

Ao perto não te invejo,

És apenas sombra dela.

 

17

 

Pobre de ti pensionista,

Se tens de viver da pensão;

Tens de ser ilusionista,

Transformar a pedra em pão.

 

18

 

És sonho que não sonhei,

Sonho jamais decifrado;

Um sonho que eu inventei

Para te ter a meu lado.

 

19

 

A morte não é pior que a vida,

Que esta é sempre sofrimento;

A morte é apenas a partida,

O adeus e o esquecimento.

 

20

 

Porque me invades tristeza,

Se de ti quero fugir;

Não tenho para ti mesa,

Nem cama aonde dormir.


// continua...

Comentários

Mensagens populares